terça-feira, 21 de abril de 2009

Balança estranha


Recentemente, ao adquirir frios fatiados no Carrefour Raposo Tavares, observei algo no mínimo curioso. Solicitei ao atendente a quantia de 200 gramas de queijo prato. Após fatiar determinada quantidade, a balança marcava 109 gramas, mas como eu havia pedido 200g, o atendente acrescentou mais 2 fatias, perfazendo um total de 230g. Achei que havia algo estranho, mas na hora não me apercebi do fato devido a minha cabeça estar ocupada com outros pensamentos. Mais tarde, no conforto de minha casa, fazendo a conta, obviamente cheguei à conclusão de que cada fatia pesava 60,5g.(!) (230g - 109g. /2 fatias). Então, deveriam haver aproximadamente 4 fatias (!) no meu pedido. (230g. /60,5g.) Seguindo-se a lógica, e observando-se que o tamanho das fatias era praticamente o mesmo (fatiadas do meio da peça inteira do queijo, e não das pontas), resolvi pesar uma a uma as fatias, na mesma sequência em que foram cortadas. Da 1ª até a 5ª fatia, a balança registrou, respectivamente, 12, 12, 14, 13, 15g., perfazendo o subtotal de 66g. Da 6ª até a 10ª fatia, encontrei 14, 15, 14, 15, 16g., subtotal de 73g. total geral de 139g. E o total de 10 fatias. Ora, obviamente chega-se à conclusão de que a partir do peso de 100g., a balança passa a adotar automaticamente alguma outra referência de peso que não a grama ou o kg. Senão, como poderiam oito fatias pesarem 109g., e outras duas das mesmas dimensões pesarem 121g.?Bem, além da fraude evidente no peso, a qual infelizmente não posso comprovar devido ao fato de que somente percebi o embuste após sair do estabelecimento, fica aqui minha curiosidade se por acaso não haveriam balanças que utilizam escala não-linear no seu software.Será um novo tipo de fraude? Se houver, de quem será a responsabilidade? Fica este registro como alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário