terça-feira, 28 de abril de 2009

A soberba


Mais um pecado a confessar.....mas será justificável a soberba, ou será a mesma resultado da inveja alheia?
Falando sério, talvez eu mesmo não tenha noção exata do que seja esse pecado cristão, acredito que meu conceito seja "alguém que possua orgulho excessivo e desmedido".
Mas o que é o orgulho, senão a alegria de conquistarmos algo cuja dificuldade foi extrema, algo como escalarmos altas montanhas, concluirmos estudos difíceis, etc.? Ou então a felicidade de pertencer a alguma etnia ou associação, seja lá qual for, a qual admiramos as qualidades e/ ou virtudes?
Sendo sincero comigo mesmo, se assim for, cometo este pecado todos os dias, como por exemplo, o dia de hoje, que desde a hora em que despertei pareceu-me tão adequado à consumação de tal infração religiosa como qualquer outro dia.....
Muitos talvez possam confundir tal manifestação de meus brios como uma forma velada de racismo, mas se atentarem ao real sentido de minhas declarações, verão que na verdade qualquer suposto racismo e/ ou discriminação somente é resultado de sentimentos de inferioridade, o qual não tenho absolutamente nenhuma culpa.
Estava eu a trocar de roupa no início do expediente de mais um dia de trabalho, quando um "colega" de trabalho (cabe aqui observar que não considero ninguém meu "colega de trabalho", isso é coisa para o Sílvio Santos) resolve tecer um comentário a respeito da brancura de minhas pernas: "Rapaz, você PRECISA tomar um pouco de sol, que coisa horrorosa essas tuas pernas branquelas!"
Após a indignação inicial, resolvi não ficar irritado, atitude esta que considero digna de ignorantes, achei melhor pensar por cinco ou seis segundos antes de proferir mais uma de minhas célebres frases:
"Eu não estou branco, EU SOU BRANCO!"
Ainda observando a expressão atônita do rapaz que teve a ousadia de me desafiar, emendei mais uma:
"Eu sou DESCENDENTE DE EUROPEUS!"
Confesso que após essa declaração, comecei a divertir-me, observando a reação das demais pessoas no recinto:
"Racista FDP, você tem de ir preso!"
"Por quê?" respondi.
"Que papo racista é esse?"
"Exatamente a mesma história que já vi exibida em certas camisetas: 100% NEGRO."
Continuei: "Além do mais, qual o problema em gostar de ser branco? Isso sim é manifestação de preconceito por parte de vocês."
(Cabe aqui uma observação: quase todos que estavam me atacando eram afro-brasileiros.)
Bem, a discussão morreu por aí, pois havia trabalho a fazer, mas tive de aguentar olhares coléricos pelo resto do dia.....
Resumo da história: Fiquei feliz afinal, pois estou conseguindo cumprir minhas metas de cometer um pecado por dia; claro que as oportunidades de consumá-los não estão sendo assim tão frequentes, mas eu trato de não deixar passar nehuma oportunidade!

2 comentários: