quinta-feira, 4 de junho de 2009

Inclusão social


Ouvindo por esses dias a Rádio CBN, deparei-me com um concurso intitulado "Prêmio universitário de jornalismo", e um dos temas, "Inclusão social", chamou-me a atenção, pois realmente nunca havia parado para pensar sobre o significado disto. A princípio, pareceu-me uma coisa simples, mas quanto mais pensava no assunto, mais e mais aprofundava-se em minha mente o porquê da palavra "inclusão", pois em minha opinião, essa mesma palavra soa algo forçado, como se fosse algo não natural, assim como é natural os seres humanos com afinidades aproximaram-se uns dos outros.
Após inúmeras taças de vinho, o que aparentemente conclui foi o fato de que a expressão "inclusão social" está incorreta.
Não devemos incluir socialmente ninguém, sob o risco de colocarmos, às vezes até contra a vontade do próprio indivíduo, pessoas completamente sem afinidade nenhuma entre si reunidas em algo que nem elas mesmas sabem se querem!
A inclusão deve ocorrer naturalmente, da mesma maneira que substâncias afins automaticamente atraem-se. Tentar obrigar alguém a "incluir-se" é como forçar um objeto redondo a entrar em um orifício quadrado: ou ele não entra, ou se entrar, acaba todo deformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário