quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sistema de cotas - torça para entrar, reze para sair


Sou totalmente e absolutamente contra.
Para início de conversa, se começarmos a criar cotas para as "minorias desfavorecidas", acabaremos favorecendo a maioria. Sim, pois se somarmos todas essas "minorias", o resultado será maior do que a "maioria"!
O sistema de cotas é apenas um paliativo com péssimos resultados futuros, pois ele não cura a doença, apenas joga mais para a frente os danos. A verdadeira e única solução será a educação que siga um roteiro e uma sequência desde o jardim da infância até a pós-graduação. Não adianta jogar um sujeito na faculdade e depois dizer: "Bom, você já entrou, agora vire-se para sair."
Como a finalidade de um curso superior é, pelo menos em teoria, formar pessoas com capacidade para tal ou qual ação, o ÚNICO critério a ser adotado quanto à seleção deve ser a competência, quesito este que deve ser adquirido e estimulado desde o início da vida escolar; não importa se negro, branco, amarelo, deficiente, a seleção natural se realizará. Afinal de contas, as capacidades individuais são diferentes, e dar a mesma chance a um gênio e a um cretino é injustiça.

"A verdadeira justiça consiste em tratar os desiguais desigualmente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário