domingo, 22 de fevereiro de 2009

Preconceito


Sempre tive certas curiosidades a respeito dos preconceitos existentes, sejam eles de raça, cor, religião, etc.
É muito fácil e atualmente politicamente correto combater o preconceito, mas isentando-nos de quaisquer idéias ou ideologias pré-concebidas (que também são um preconceito, não se esqueçam do significado absoluto desta palavra), questiono: de onde vêm os preconceitos, qual a razão de existirem?
Será que de repente, num dia de sol, alguém simplesmente decidiu: "A partir de hoje, dia X do mês Y do ano Z, decreto que todos os fulanos são assim e assado, mesmo sem conhecê-los"?
Pensando sem hipocrisia, será que existem fundamentos nos preconceitos? Seriam eles frutos de observação, experiências vividas, ou seriam delírios de algum louco que foram aceitos pela sociedade, dessa maneira poderíamos supor que essa sociedade que os aceitou seria tão demente quanto esse louco?
Acredito sinceramente na igualdade de direitos de todo e qualquer ser humano, porém isto não significa que acho que todos são iguais. Seres humanos são iguais perante a lei, não perante uns aos outros. Tanto é que existe um princípio em Direito (não me lembro quem inventou) que diz: "Igualdade é tratar os desiguais de maneira desigual".
Enquanto isso, prossigo na minha observação da vida, quem sabe um dia ainda chego a alguma conclusão sobre isso? Por ora, satisfaço-me em exorcizar meu Demônio Particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário